Quando se pretende falar de Figuras Típicas de Valdanta, aparecem na mente das pessoas nomes como o do Blero, o Peludo, o Zé Cablé, o Jaime ferreiro e muitos mais. Vou tentar lembrar alguns com a sua tipicidade e as suas excentricidades.
Hoje lembro o "Tchico-Lolo" que aqui vemos numa tarde de S. Domingos mostrando as suas habilidades.
Olímpio Chaves Pereira de seu nome próprio e com o qual foi baptizado na igreja de Valdanta, filho do nosso muito conhecido Blero, de quem herdou o preciosismo da sua "Escola" e a sua matreirice.
Já o lembrámos em post anterior pelos seus feitos na guerra do Ultramar, onde foi um herói e por isso condecorado.
Lembramos agora o Limpinho dos bailes. Esta figura que aqui vêem, em qualquer bailarico que entrasse, não perdia uma dança. Podia não haver mulheres para mais ninguém, mas para ele havia sempre uma disponível e interessada em dançar com ele. Não sei se, pelo seu geito próprio de dançar, pela sua "palheta", ou pelo que quer que fosse, o que é certo, é que para ele havia sempre par.
Nesta tarde, fez-me recordar esses tempos, pois ali estava ouvindo o tocador de concertina, cantando e dando uns passos mágicos de dança, e, de vez em quando, desenhando no ar um coração com os dedos.
Sugeria amor!... !... !... ?...
Conterrâneos
Amigos
Os meus Artistas
Aldeias de Chaves
Aquela que eu tanto Adoro - Angola
Por Trás-os-Montes
Associação dos Caçadores de Mós
Escolas
Escola de Esqueiros - Esqueirinhos
Interesse Público
Notícias Regionais