Imagens, Comentários e Estórias de Valdanta (Chaves) e das suas gentes. O meu endereço é "pereira.mos@sapo.pt"
Sexta-feira, 11 de Maio de 2007
Super Rabanete

 

 

É com muito e orgulho e até um pouco de vaidade que faço este post.
Os alunos da Escola EB1 de Esqueiros – Vila Verde (Minho) fizeram um livro que foi lançado com pompa e circunstância no passado dia 2 de Maio na Escola EB23 de Vila Verde.
O livro chama-se O Super Rabanete e, com uma história infantil mostra-nos a razão para uma alimentação saudável, quando se fala muito, mas há poucas iniciativas válidas que tratam a obesidade infantil.
No tempo dos hamburgers pré-fabricados, os panikes, os croissants e outras iguarias tão prejudiciais à saúde das crianças, adolescentes e até muitos adultos, é de realçar esta iniciativa. Falar da roda dos alimentos e da sua acção nutricional, quase em desuso, e que muitos educadores quase ignoram é um acto de coragem, bom senso e cheio de oportunidade.
Educar as crianças para a vida ensinando-as a alimentar-se de uma forma saudável também faz parte das regras da boa educação.
Mobilizar as crianças para um acto destes até nem seria muito difícil, mas as educadoras e suas auxiliares mobilizaram toda a comunidade de Esqueiros para a iniciativa. Até um concurso de tocadores de concertinas com cantares regionais e ao desafio conseguiram organizar. É obra!...
Porquê este post se isto se está a passar lá para o Minho? Nós até gostamos de comer tudo e de qualquer maneira, e então se forem gulodices, tanto melhor.
É que a mentora deste projecto chama-se Adelaide Pereira da Cruz (Lai-Lai), natural de Valdanta, comentadora e colaboradora assídua deste Blog, a leccionar na escola básica de Esqueiros, a quem endereçamos os nossos mais sinceros parabéns pela iniciativa e a certeza de que com a força e apoio de quem serve conseguirá muito mais. Também quero enaltecer a atitude de toda a gente de Esqueiros que soube acolher e apoiar incondicionalmente esta oportunidade.
Faço aqui um link http://www.eb1-esqueiros.rcts.pt/ ao site da escola, embora já exista na coluna ao lado, para que todos vejam o tamanho e valor da iniciativa.
 
Parabéns Lai e um grande beijo.         


publicado por J. Pereira às 15:45
link do post | comentar | favorito

61 comentários:
De A.Cruz a 11 de Maio de 2007 às 17:31
Os Valdantanos só se podem sentir "vaidosos".
Parabéns!


De Mário da Leziria a 1 de Junho de 2007 às 21:23


http://jumento.blogspot.com/



De Lai Cruz a 11 de Maio de 2007 às 18:46
Sinto-me muito feliz…

Sinto-me hoje, mais consciente do meu papel como professora, depois de ter implementado e experimentado um trabalho por projecto, centrado numa história, de criação colectiva, que implicou o recorrer a outro tipo de práticas. A integração de conteúdos e vivências, o envolvimento das crianças com a comunidade e, a perspectiva globalizante dos conhecimentos assim obtidos foram de tal forma mais ricos que outro modo de trabalhar não me faz mais sentido.
O projecto dotou-nos de novas competências, sobretudo para trabalhar em colectivo. As noções da cidadania e partilha estiveram sempre presentes desde o início. Contámos com a colaboração de muitos, que enriqueceram o nosso trabalho, (não será muito comum ver o Sr. Padre, idosos, presidente da Junta actual e anterior juntos… lado a lado a cooperar com a escola.)
Além disso, enriquecemo-nos com a sensibilização para questões da educação alimentar e ambiental, e com a aprendizagem de técnicas, nomeadamente na construção do site da escola e livro.
De acrescentar ainda o prazer imenso que a concepção e concretização deste projecto nos trouxe. Tudo em que acreditamos ficaria lesado se não estimulássemos o desenvolvimento da capacidade de expressão, comunicação e imaginação criativa, se não promovêssemos a educação artística de modo a sensibilizar para as diferentes formas de expressão estética. O projecto foi concebido em torno de uma história, com recurso à música, pintura, expressões e à aeróbica, trabalhando sempre em colectivo…. sendo este, o motor de ligação ao meio.
Estamos a chegar ao fim deste projecto, com uma agradável sensação de termos ganho em saber, em experiência, de termos experimentado uma nova abordagem pedagógica e de termos contribuído para o desenvolvimento de 29 crianças, dinamizando o meio onde trabalhámos em prol dos hábitos alimentares e preservação da Natureza.
Agradeço, por isso, às crianças e comunidade de Esqueiros que este ano nos ensinaram que a atitude pedagógica se constrói no dia-a-dia sem ideias rígidas, preconcebidas, recorrendo sempre às aptidões de todos, à riqueza que cada um de nós tem para dar.
O prazer e a alegria que sentimos quotidianamente, ultrapassou tudo o que imaginávamos.

Sinto-me muito feliz por ter dinamizado este projecto…
Obrigado Zé.


De Mário Silva a 11 de Maio de 2007 às 19:16
Paqrabéns Adelaide Perira da Cruz.
Como Professora, conseguiu demonstrar o que é trabalho na Comunidade Educativa. É visivel (através da pagina da Escola) o trabalho de TODOS (alunos, professoras, pais e entidades do Meio). É de louvar o empenhamento demonstrado e é reconfortante poder dizer "com uma agradável sensação de termos ganho em saber, em experiência, de termos experimentado uma nova abordagem pedagógica e de termos contribuído para o desenvolvimento" de toda uma Comunidade.

Parabéns também a J. Pereira por dar a conhecer o bom trabalho de uma sua conterrânea.


De Amiga Soares a 17 de Maio de 2007 às 17:32
Há muito tempo que não te via, adorei ver-te, amiga.
Pela nossa vida fora levamos muitas desilusões pessoais, sofremos muito, as coisas não correm como nós queríamos. São decepções fortes que nos derrubam. E sofremos muito.
Tu, mais que ninguém passaste um mau bocado. Tudo passou, faz parte do passado.
Fico muito feliz por ti, Lai… sempre acreditei em ti, na pessoa linda que tu foste, és e continuarás a ser.
É com uma lagrimazinha no olho que te digo como sempre te dizia - As coisas boas vêm sempre ao de cima…
Tens um brilho no olhar que diz por onde tu queres ir. Mereces tudo de bom “gaiata”.
Aguardo uma visita tua. Um beijinho enorme do tamanho do Alentejo



De Miguel Alves a 17 de Maio de 2007 às 20:19
Lai,ja falei do teu livro aqui em varias livrarias!!!
Espero velo em breve por aqui!!!
Beijinhos


De Celestino a 11 de Maio de 2007 às 20:50

Sabes onde há gaijas bouas, ... mesmo gaijas, ... mesmo bouas, assim, gaijas, ..., assim, ..., bouas???

mesmo bouas??



É em Vila Verde!


Uma vez fui lá e bi uma.


afinal enganei-me, eram quatro!


Parabéns pelo Rabanete


De Presidente a 11 de Maio de 2007 às 21:25


Li com muita atenção a História da bruxa má e do Super Rabanete e achei divertidissima.
É, sem dúvida, uma forma interessante e muito bem conseguida de ensinar.
Verifica-se um perfeito equilibrio entre os aspectos lúdico e didáctico, com uma escrita inteligente e apelativa que cativa até a atenção dos pais.

Parabéns a todos os intervenientes mas acima tudo pela energia, imaginação e por sempre ter acreditado em levar este projecto a bom porto

Parabéns Lai Crux


De Fredo do Monte da Santa a 11 de Maio de 2007 às 21:35

também já li o livro, e de todos os aspectos o que me pareceu mais divertido foi a forma como a história integra os diferentes elementos da comunidade.
A sra. Ferrolha, o sr. Cabriteiro, o prof. Amaro, o Eng. Ismael, o Sr. Nabiça, a prof. Teresa, o sr. Beloso e tantos outros, inclusivé eu.

Parabéns professora Lai


De Patanisca a 11 de Maio de 2007 às 22:08
Eu só quero dizer que não gosto do livro da minha mãe, porque ela não me prestava a devida atenção, andava sempre a correr de um lado para o outro, só dava atenção ao livro do rabanete e aos senhores da gráfica.
Vá, mas até ficou giro… beijinhos da tua filhinha.

Inês


De Lai Cruz a 12 de Maio de 2007 às 00:58
Gostei da tua piada.

Ó minha linda, reconheço que aquela semana, vésperas do lançamento do livro… foi complicada… Agora, estou aqui… vou compensar. Toda para ti.

Agradeço-te Inês, filha querida, que sofreste os intransponíveis momentos não partilhados, que com os teus doze anos cooperaste na divisão das tarefas, encorajaste todos os passos, foste parceria nas construções e até orientaste opções.
Obrigado por todo o teu apoio e compreensão.



De lontra mandona a 11 de Maio de 2007 às 23:56
parabens, sempre acreditei que a tua vocação foi, é e será sempre ensinar
um grande abraço das margens do rio azul


De Pastor a 12 de Maio de 2007 às 13:47
Omes essa atão temos uma escritora da nosa terra!
In primeiro lugar dou-lhe os meus parabéns, porque já tamem cumpriu os três indesígnios para q'e cada um nasce, atão pois já tem uma filha, já plantou concerteza uma árbore, nem q'ui seja no dia da floresta, naqueles dias em q'os menimos bão todos plantar arbores com as profissoras, ou então qando andaba por cá lá prá groiba ou pra zinheira ou atrás da Santa e agora inté escrebeu um bibro!
Atão sinhora "Lai" facha bor de escreber um libro q'e fale na nossa freguesia. Olhe que como sabe na nossa terra hámuta coisa pra dizer.
Q'eu num tenho como sabe aincapacidade pra escreber bem coma a Sinhora.
Se tibesse tido uma probessora como a sinhora, secalhar inte escrebia uma incincompédia, assim ando co as bacas por aí.
Sinhora Lai pensenisso!
Olhe umabraço para num dizerum beijo qua bontade num me falta como Diz o Sr. Celestino, aí im Vila Verde as probessoras são assim tão boas!, São assim mesmso mesmo boas...
Que pena q'a minha marquinhas num me deixa sair dó pé das bacas, senão inté ia ai fazer uma bisita.

Biba Baldanta.
Biba a Sinhora professora/escritora LAI-LAI

P.S Ó Sinhora escritora olhe amanhã benha co as suas colegas a Baldanta ber a Bola, olha q'a inquipa contrária ficbam todos abananados e assim Baldanta ganhaba decerteza...


De VALDANTA a 12 de Maio de 2007 às 18:26
Senhora escritora o seu livro será tão bonito como o seu sorriso?


De Prof. Celília Araujo a 12 de Maio de 2007 às 21:27
“Uma paixão forte por qualquer objecto assegurará o seu sucesso" William Halzlitt

PARABÉNS À ESCOLA DE ESQUEIROS, o lançamento do SUPER RABANETE foi um verdadeiro sucesso.

Parabéns aos alunos que vibraram ao longo do ano com a construção desta história, às professoras, à auxiliar Lucília, aos pais e a todas as pessoas que de algum modo se envolveram neste projecto.

Fico mesmo muito contente por saber que tenho colegas com práticas pedagógicas tão inovadoras, criativas e dinâmicas. Este trabalho é fruto de muito profissionalismo que nos valoriza a todos enquanto professores.
Força! Continuem...


De Rabanetes a 28 de Maio de 2007 às 14:58
Olá Professora Cecília
(prof. de apoio na EB1 de Esqueiros)

Gostámos muito do seu comentário. Obrigado.
Desculpe prof. Cecília por não lhe termos feito uma festa hoje na escola. O seu regresso tinha que ser festejado.Nós esquecemo-nos, mas fica prometido que na quinta-feira, vai haver muitas surpresas.
Os rabanetes mandam-lhe comer muita fruta e hortaliças, pois o bebé que está na barriga tem que ser forte, saudável e lindo como a mãe.
Beijinhos dos Rabanetes para o bebé e para si


De Miguel Alves a 14 de Maio de 2007 às 14:09
Parabens tia,espero que o livro tenha o sucesso devido!
Beijinhos..


De cmpsantos a 16 de Maio de 2007 às 20:50
Muitos...Muitos...Parabéns, mesmo!!!
Fico muito orgulhoso de pertencer a está família pois está sempre a surpreender.
Lai-Lai desculpa só agora comentar e louvar o teu esforço mas tenho andado bastante ocupado com as caminhadas, mas gostei muito, pois também já li o livro e esta espectacular.
Muitos Beijinhos e agora sou eu que digo, Força Lai-Lai! continua.


Comentar post

J. Pereira
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


blog-logo
Flavienses TT
posts recentes

Uma Matança em Valdanta

Mais reis

Os Reis de 2013 cantados ...

S. Domingos

Cantos da minha paixão

O Folar de Chaves

Neblina até Curalha

Grupo AMIZADE

CALDO DO POTE (para o Nov...

Boas Festas

O Cando com Encanto

Valdanta está em festa

Festa de S. Domingos - Pr...

Um amigo está doente

“Maldição de S. CAETANO(?...

Xinder

Princípio do Fim

Brincadeiras

UMA PÁSCOA EM TEMPO DE CR...

Missa de 7.º Dia

Recantos da minha Terra

Geração à Rasca

Valdantenses por outras p...

A Primavera vem aí

S. Domingos 2011

Amendoeiras em Flor

Reflexos

Tive Sorte

Recantos

Beleza de Valdanta e do M...

Esclarecimento

O recreio da minha escola

Um bom serão

Torneio de FUTSAL

Os Reis

Hoje é dia de Reis

Feliz 2011

Feliz Natal

Matança do Reco na ABOBEL...

O Blero

G. D. de Chaves (anos 50)

4.º Aniversário do Blog

S. Domingos - Resumo da s...

Ovelheiro

Igreja da Abobeleira

Nadir Afonso - Doutor Hon...

Encontro dos Bloguistas d...

Recanto de Valdanta

A D. Maria Isabel faleceu

É preciso ir aos treinos

arquivo

Março 2013

Janeiro 2013

Agosto 2012

Maio 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006