Imagens, Comentários e Estórias de Valdanta (Chaves) e das suas gentes. O meu endereço é "pereira.mos@sapo.pt"
Sexta-feira, 13 de Abril de 2007
A Primeira Comunhão do Manuel Alfaiate

Destas cinco pessoas apenas uma ainda está entre nós e já conta 93 anos. Os restantes já nós deixaram definitivamente. Mas hoje quero falar-vos de um episódio protagonizado por aquele menino da direita quando fez a primeira comunhão e que deverá ter ocorrido, mais ou menos, com a idade que demonstra na fotografia.

Já falámos aqui também na 1.ª Grande Guerra, mas não se falou das situações desagradáveis que uma guerra deixa, tais como a degradação das pessoas, a miséria e a pobreza.

Esta situação decorreu num dos anos imediatos ao fim desta guerra. Por necessidade o patriarca da família viu-se obrigado a emigrar para a América em busca de algum melhoramento de vida para a família, tendo ficado por cá a mãe e os filhos mais velhos.

Chegou a idade do Manuel fazer a primeira comunhão e a mãe, com todas as limitações, tentou arranjar o menino com uma roupa nova, uns sapatos  e ter em casa uma mesa farta para a família que viria do Cando para a festa do S.º Coração de Jesus.

As intenções eram boas, mas as posses é que não davam para tudo, por isso teria que economizar em alguma coisa. A roupa já tinha, feita a tempo pelo marido emigrado, os sapatinhos, lá comprou uns daqueles que havia de pano azul debruados a branco, eram um encanto. Precisava de umas meias brancas a condizer, mas para isso não havia possibilidades. Como a necessidade aguça o engenho, pensou e resolveu calçar ao menino umas luvas brancas que ainda tinha do seu casamento.

Calçou as luvas nos pés do menino, bem arranjadinhas e com os dedos virados para baixo, e assim ninguém desconfiaria que não eram umas meias. Pensou mal!...

Durante a pregação os garotos costumavam sentar-se nos degraus do altar-mor e para que queriam saber eles da "pregation". O Manuel para mostrar aos outros que era engraçado, descalça os sapatos põe-se a abanar os dedos das luvas, mostrando a sua habilidade a toda a gente para desespero e vergonha da pobre mãe.

Enfim...   coisas de garotos atravessados!



publicado por J. Pereira às 11:07
link do post | comentar | favorito

35 comentários:
De J. Pereira a 13 de Abril de 2007 às 15:48
Não venho aqui hoje comentar qualquer post, mas mostrar-vos a minha satisfação pelo número de visitas que o nosso blog atingiu "2002". É notável para um caso tão pequeno humilde e por isso vos estou muito grato e fica-me a responsabilidade de fazer cada vez melhor. Não posso deixar passar este momento sem agradecer pessoalmente a todos os visitantes em geral e em particular aos Bloguistas da Blogosfera Flaviense, ao Tupamaro, A. Cruz (Tó Zé), Sex Machine, Rosita, Marcelo Barreira, Lai Cruz, Zé Roscas, Marco Horácio, Intrusos e por aí fora, porque sem a participação e divulgação de todos não era possível atingir este número em tão pouco tempo.
Também sinto orgulho porque de todos os Blogs que visito é dos mais comentados e participados. Sinto que devemos ir em frente com aquela Associação que há uns tempos atrás foi por aqui "alvejada", a tal Associação cultural da freguesia de Valdanta. Temos pernas para andar assim os residentes queiram e comecem a organizar-se. Um abraço para todos.
Zé (Chefe)


De Sem Nome a 13 de Abril de 2007 às 19:34
Sou o visitante 20.050 e quero APLAUDIR o dedicado VALDANTINO - VALDANTÓLOGO pela sua iniciativa, pela sua caminhada e pelos fins que, estou certo, vai atingir.
VALDANTA, a Freguesia, tem «matéria - prima» (e Pares, Primas e Primos) de qualidade excepcional.
Quando os "Quatro Anéis Olímpicos" da Freguesia - Granjinha, Cando Valdanta e Abobeleira - se unirem, a luz dos seus méritos e dos deus talentos reflectir-se-á em feixes deslumbrantes na Serra do Brunheiro - e Portugal ficará mais iluminado! - e projectar-se-á nos “Picos da Europa” - e o mundo mais esclarecido!
O Blogue do Zé d'Arminda é um dos sacros Faróis que espalha a sua luz pelo mapa-mundi.
Parabéns!!!


De Lai Cruz a 14 de Abril de 2007 às 01:12
Vamos em frente claro, a Associação Cultural da Freguesia de Valdanta (ACFA) tem que “nascer”. Apoio integralmente esta iniciativa “sócio nº1”, embora desconheça os textos ou sugestões inaugurais neste blog, sobre esta iniciativa.

Zé, para nos organizarmos precisamos de saber por onde começar.
Tendo como preocupação comum o desenvolvimento cultural da nossa terra e o bem-estar dos seus moradores é fundamental saber quais as necessidades mais urgentes para a nossa freguesia.
De que forma se impulsionaria o desenvolvimento cultural da freguesia?
Que eventos culturais se promoveriam?
Quais as prioridades da associação?

Vou lançar algumas sugestões:

- Numa primeira fase, actividades recreativas com direito a palco (teatro/dança por exemplo).
- Ocupação de tempos livres, permitindo o desenvolvimento cultural das camadas mais jovens da freguesia.
- No âmbito do desporto, o futebol, e porque não uma equipa de futebol feminino, provendo torneios com aldeias limítrofes. Pela novidade, atrairia bastante assistência aos jogos.
- O atletismo “Maratona de ....”
- Cinema de rua “ambulante” pelas quatro aldeias.
- Envolver outras entidades (Escola, Junta de Freguesia, Igreja, etc.) podendo nas suas instalações ocorrer diversos cursos (Arraiolos, pintura, aeróbica, informática, primeiros socorros, canto, etc.),
- Promover pequenas palestras sobre temas da actualidade (a separação dos lixos, a prevenção do consumo de drogas, o tabaco, a sida, etc).
- Momentos de convívio com gentes de outras terras, passeios/intercâmbios.
- Criar um espaço aberto à comunidade “Serões ACFA ”

Este blog continuaria a ser um ponto de encontro e de convívio para se debater alguns pontos e dar voz aos “Valdantinos” que se encontrassem fora.
Apelo à união de um grupo de amigos, ao trabalho de equipa… e outras sugestões.

Com orgulho de ser de Valdanta.
Lai Cruz



De Lai Cruz a 14 de Abril de 2007 às 12:03
Correcção:

Onde disse "provendo" queria dizer "promovendo".


De rspereira a 15 de Abril de 2007 às 15:15
Boa Lai é uma ideia fantastica ate ja temos a sede e tudo podia ser na casa do povo de valdanta porque senao um dia vai-se encontrar so o sitio de tao abandonada que esta tu es o socio n.1 eu o n.2 contem comigo sempre alem de estar longe posso sempre ajudar, eu noutro blog tinha lancado a ideia so que o Toze nao me respondeu.Ze fico contente do fundo do coracao por saber e ver que estas melhor,bem hajas beijinhos para todo o pessoal e viva Cristiano Ronaldo que terca feira ele e a sua equipa traram o pio aos italianos de m.......
Rosita


De A.Cruz a 16 de Abril de 2007 às 18:13
Amiga rs.pereira , eu respondi no blog do J.Romão a um comentário de s.pereira , no dia 12/2, penso seres a mesma pessoa, logo nesse comentário quando falas do Centro Social da Abobeleira falei do que sabia da Constituição do Centro Social.
Da sugestão para a sede da Associação, não me pronunciei, porque a utilização do espaço, estará sempre dependente de decisão da Junta de Freguesia. Na minha opinião poderá funcionar provisoriamente , mas eu penso que a Associação deverá ter uma sede própria, por muitas razões, mas que depois se pode falar acerca dessa situação.

Se não és a s.pereira , pois agora aparece rs.pereira , não me lembro de outro comentário acerca da localização da Associação, peço por isso desculpa.

Um abraço


De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 07:21
Sim Toze sou sempre eu e peco desculpa confondi o post mas nao é grave espero .Sim estou de acordo contigo que a associacao deverà ter outra sede mas para comecar acho que nao é ma ideia usar a casa do povo porque senao por este andar ainda a encontramos no chao.Cumprimentos para o teu pai e ate breve. Rosita


De Admirador de Valdanta a 15 de Abril de 2007 às 17:34
Além de fotografa, dançar bem, a sua aeróbica e combat, tem um site da escola, (já vi e gostei pro carago) também tem boas ideias.
Concordo com tudo, tudo isso era bom para a nossa freguesia de Valdanta.

Boa senhora professora, gostei do que fazes, rapariga jeitosa e de todos os ofícios.

Anda-te embora de Braga.


De Ilha dos Lagartos a 16 de Abril de 2007 às 19:01
Lcrux , todas as sugestões aqui apresentadas são óptimas , mas permita-me sugerir mais um ou dois pontos que considero importantes para defender o património natural e arquitectónico da nossa freguesia!

Sensibilizar os mais distraídos " para a preservação do ambiente natural, temos Outeiro Machado, a zona da Groiva (moinhos), a Barragem Romana da Abobeleira , a barragem de Valdanta que embora fisicamente se situe fora dos limites da freguesia, poderá-se alargar o âmbito de acção de forma a interagir com as freguesias limítrofes .

Fazer um levantamento de todos os monumentos e património histórico, criando um roteiro turístico da parte monumental, bem como dos locais de beleza natural já referidos que deverá ser distribuído, por ex. pelas Regiões de Turismo.

Tudo isto são sugestões, que poderão ser acolhidas ou não. Mas pela riqueza que a freguesia encerra, penso que são pontos importantes a ter em conta e temos que mostrar a quem não conhece a "nossa" riqueza.

Am abraço para todos os Valdantanos, Candulenses, Granjinhadinos e Abobeleirantinos


De Lai Cruz a 16 de Abril de 2007 às 19:39
Belíssima ideia!
Parabéns Ilha dos Lagartos



De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 07:53
Tipo um roteiro de turismo rural mas para isso tinhamos que ter entre aspas uma habitacao de turismo rural que era o que eu queria fazer da casa do nosso avo alfaiate so que algem tinha pressa de vender a casa e nao quiseram esperar mas ainda nao perdi as esperancas de realizar o meu sonho hà em valdanta outras casas tipicas que se podem utilizar Deus é grande.Um beijinho para ti e para a tua filhota . Soube que fizeste fotos a minha mae quando é que as publicas sabes assim mato saudades compreendes nao?


De cmpsantos a 16 de Abril de 2007 às 22:27
Vamos em frente com (ACFA), quanto ao desporto estou de acordo numa Maratona que inclua as quatro aldeias, e uma prova pequena para toda a familia.
Mais uma vez (O Chefe) tem que ter a primasia. Vamos em frente!!!


De A.Cruz a 15 de Abril de 2007 às 17:39
Parabéns pela caminhada!
Por mim, sempre que possa, darei dentro das minhas possibilidades o meu humilde contributo.
Valdanta só te poderá agradecer!!!

Um Abraço


De vale-de-anta a 14 de Abril de 2007 às 14:06
Parabéns para o CHEFE.
Abraço e bom trabalho.


De ÁguasFrias a 14 de Abril de 2007 às 23:51
Este blog não deixa de me espantar cada vez mais, pela forma como é construído.
É deliciosa a história apresentada.
De facto uma Terra não é só o que podemos ver, é também as sus Gentes. A História de um Povo é todo um conjunto de pequenas "estórias".
Parabéns, não é por acaso que têm tantos visitantes.


De J. Pereira a 15 de Abril de 2007 às 11:17
Obrigado amigo profVALBOM. Não é fácil conseguir matéria e forma para o fim que pretendemos e dignificar este espaço público. Mas o amor que sentimos pelo bocadinho de terra que nos viu nascer consegue milagres.
Já agora gostava de saber se alguém conhece algum dos intervenientes. Um abraço amigo


De rspereira a 15 de Abril de 2007 às 15:22
Se nao me engano e se a memoria nao me falha as duas senhoras sao a avo do cando e a nossa avo Adelaide a menina a esquerda é a tua mae e minha tia Arminda a do meio parece a tia Quinhas e o rapaz é o nosso tio Manuel justo? Um abraco rosita


De Zé Roscas a 15 de Abril de 2007 às 12:19
Esta imagem é velhinha... e bem linda... património de Valdanta.
As duas pequenas devem ser irmãs do Manuel alfaiate, certo?
Quantos filhas teve o pai do Manuel, o avó alfaiate?
As duas senhoras, possivelmente a mãe e avó do Manuel.

Sou novo demais... não vou puxar mais pelos neuronios.
O SexMaxine é que deve conhecê-las.

Um abrço para o Zé e para o GRANDE SEXMaxine também.
t


De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 07:42
Filhas teve 4 a tia Arminda a tia Quinhas a tia Ana morilha e a minha mae Amelia do pitolho e filhos teve 4 tambem , o tio Manuel o tio Ze o tio Joao e o tio Jorge 4 ja nao estao entre nos 3 rapazes e uma rapariga e 4 ainda estao 3 raparigas e um rapaz. Satisfeito pela informacao sr. Ze Roscas?


De VALDANTA a 15 de Abril de 2007 às 15:38
A pessoa capaz de levar a ideia da Associação em frente é o Tó-Zé da Granjinha. Todos o conhecem e todos sabemos das suas capacidades, empenho e iniciativas, em prol do bem-estar da freguesia.
Ele é a pessoa ideal.

Rapaz contamos contigo. Pensa neste convite.



De Lai Cruz a 15 de Abril de 2007 às 15:49
A P O I A D O ! ! !


De Sem Nome a 15 de Abril de 2007 às 20:21
TÓ-Zé pra frente é que é o caminho.

Gostei da ideia. És a pessa certa.


De lontra mandona a 15 de Abril de 2007 às 20:47
Estive a falr com a minha mãe que por sinal é irma do rapaz que fez a brincadeira no dia da primeira comunhão e quem esta na fotografia é a avo do Cando a avo Adelaide a tia Arminda o Tio Zé e o tio Manuel. Já não era sem tempo Uma associação cultural e recreativa em Valdanta , já agora não quero ser a socia nº 1 mas quando fosse fazer a incriçao gostava de ser o cento e tal
Um forte abraço desde as margens do rio azul para todos os Valdantanos e os que passam por este blog


De cmpsantos a 16 de Abril de 2007 às 22:49
Para os lados do rio azul não vai haver uma prova de atletismo? Lontra mandona? Pois olha que eu penso estar lá, isto se não houver nada em contrário até ao dia (06/05). Quanto á foto a tia Arminda bonita como sempre e o tio zé de fato a condizer com a situação.
Zé continuo a estar contigo no apoio ao Blog, quantos aos visitantes do exterior esperamos que continuem a gostar do que de bom tem a nossa terra.
Um abraço até sempre.


De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 07:30
Mano deixa a lontra mandona em paz tu nao vez que ela ja nasceu cansada se a convidas para correr ela diz logo que nao convida-a para uma jantarada que é melhor ai se me apanhas nao sei o que me fazes Lontra mandona nao te zangues e ve se consegues estar aos anos do pai porque senao temos o caldo entornado .Portate bem enao te canses muito beijinhos. Rosita


De Lai Cruz a 17 de Abril de 2007 às 00:04
PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA…

Tenha tudo do bom
Do que a vida contém,
Tenha muita SAÚDE
E amigos também.

Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para o menino "ZÉ"
Uma salva de palmas!

(palmas)

ZÉ, que tenhas um dia BONITO!

Lai Cruz



De Luís da Granjinha a 17 de Abril de 2007 às 00:08
Dia de Anos

Com que então caiu na asneira
De fazer na “Terça” - feira
“Sessenta anos”! Que tolo!
Ainda se os desfizesse…
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice,
aqui o ano passado……
Agora, o que vem, aposto,
como lhe tomou o gosto,
quer fazer o mesmo. Coitado!

Não faça tal; porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Façam outra coisa; que, em suma,
Não fazer coisa nenhuma,
também não lhe aconselho.

Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
mas depois, se se habitua,
já não tem vontade sua,
e fá-los, queira ou não queira!
(Adaptação-copianço de "Campo de Flores-João de Deus)
Luís da Granjinha
(Adaptação-copianço de


De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 07:13
Eu tambem me associo aos parabens a voce e espero que tenhas um dia feliz e como este venham mais cem um beijinho Rosita


De A.Cruz a 17 de Abril de 2007 às 08:45
Parabéns desde a Granjinha/Chaves, é claro que eu não tenho o dom da palavra fácil para além de desejar parabéns e muita saúde, escrevinhar quaisquer outras palavras.

Mas como já te dedicaram os parabéns e também um poema, eu apenas te dedico a minha amizade extrema!

Muitos parabéns!
To-Zé


De Lai Cruz a 17 de Abril de 2007 às 11:06
PARA O SHOIO (Carlinhos)
PARABÉNS A VOCÊ!!!

UM BEIJINHO LINDINHO


De rspereira a 17 de Abril de 2007 às 13:22
Pensei que nao te lembravas do teu afilhado.
da minha parte tambem muitos parabens a voce e muitos beijinhos da tua prima que vos pensa sempre Rosita


Comentar post

J. Pereira
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


O Tempo em Valdanta
blog-logo
Flavienses TT
Visitas
posts recentes

Uma Matança em Valdanta

Mais reis

Os Reis de 2013 cantados ...

S. Domingos

Cantos da minha paixão

O Folar de Chaves

Neblina até Curalha

Grupo AMIZADE

CALDO DO POTE (para o Nov...

Boas Festas

O Cando com Encanto

Valdanta está em festa

Festa de S. Domingos - Pr...

Um amigo está doente

“Maldição de S. CAETANO(?...

Xinder

Princípio do Fim

Brincadeiras

UMA PÁSCOA EM TEMPO DE CR...

Missa de 7.º Dia

Recantos da minha Terra

Geração à Rasca

Valdantenses por outras p...

A Primavera vem aí

S. Domingos 2011

Amendoeiras em Flor

Reflexos

Tive Sorte

Recantos

Beleza de Valdanta e do M...

Esclarecimento

O recreio da minha escola

Um bom serão

Torneio de FUTSAL

Os Reis

Hoje é dia de Reis

Feliz 2011

Feliz Natal

Matança do Reco na ABOBEL...

O Blero

G. D. de Chaves (anos 50)

4.º Aniversário do Blog

S. Domingos - Resumo da s...

Ovelheiro

Igreja da Abobeleira

Nadir Afonso - Doutor Hon...

Encontro dos Bloguistas d...

Recanto de Valdanta

A D. Maria Isabel faleceu

É preciso ir aos treinos

arquivo

Março 2013

Janeiro 2013

Agosto 2012

Maio 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006