Imagens, Comentários e Estórias de Valdanta (Chaves) e das suas gentes. O meu endereço é "pereira.mos@sapo.pt"
Sábado, 24 de Março de 2007
Aventuras do Sex Machine em terras do tio Sam

Estes amigos de Valdanta estão a convidar o Sex Machine para beber um copo com eles nesta adega ou noutra que esteja à disposição em Valdanta, no Cando, na Granjinha ou na Abobeleira.

Faz já alguns anos que o nosso amigo Sex emigrou para Niu Bedford e quando chegou à terra do Bill Gates teve a ideia de mandar umas fotografias para a terrinha, principalmente para as pessoas mais queridas que eram a avó e a namorada.

O dinheiro era muito pouco ou nenhum pois ainda não tinha descoberto as arcas perdidas por Cristóvão Colombo e resolveu tirar uma única fotografia, mas todo nú, ou "dincouro", cortá-la ao meio e mandar a parte de cima para a avó e a parte de baixo para a namorada, porque também tinha a noção daquilo que cada uma mais gostava.

Com a atrapalhação e a falta de geito nesta coisa das cartas do correio trocou as partes da fotografia e mandou a parte de cima para a namorada e a parte de baixo para a avó.

Ficou tão contente a avozinha que vocês nem imaginam. Olhou para a fotografia e mostrando a toda a gente, diz muito feliz:

- É mesmo o meu netinho!... Está tão parecido c'o meu home, o abô dele!... Com o nariz comprido e o cabelo nos olhos!... Ai é mesmo ele, o meu netinho.



publicado por J. Pereira às 10:29
link do post | comentar | favorito

33 comentários:
De A.Cruz a 24 de Março de 2007 às 12:03
Ó SEX MACHINE , devemos ser parentes!!!
Quando no blog do J.Romão , falas de Valcerdeira e das mostranssa e que levaste pela "primeira vez" o teu primo João, estás a falar de que João???
Estás a falar do João Morilho ? Olha que eu sou filho...Ora conta lá essa mostranssa do queijo em pormenor...
Eu já não sou desse tempo, mas gostaria de apreciar, e essa também pode ser uma estória para " arreprasantar » " no TEATRO !!!


De J. Pereira a 24 de Março de 2007 às 12:42
O Sex Machine fala num primo, filho do ferreiro de Valdanta, também chamado João e que foi para o Brasil deve andar na casa dos 70 anos se ainda for vivo. Eu não consigo descobrir quem no Cando seria família do ferreiro. A história do queijo de Valcerdeira, conto-ta mas noutro sítio ou então pergunta ao teu pai.


De SexMachine a 24 de Março de 2007 às 17:31

Ó Crus eu teria muinta onra que foçes meu parente, mas o juão, me primo, era filho do ti Tonho Ferreiro.

Abia un Morilho no Cando e abia em Baldanta, tu debes çer um Morilho do Cando mas não me alembro de ti.

Quem tinha o bo binho e paitrocinaba o cressimento da arbore ginialógica dos Ferreiros ero ti Qim Morilho de Baldanta.

in relassão há "mostranssa do queijo" de balçerdeira pudemos falar çobre iço, by the way, mas naum aqi onde calqer jobem de minoriddade pode bir ber e naum era muinto kind.

quanto a arrepresantar eça hestória, quem ceriam as caxopas que conbidabas para poren o cu ó léu?


De A.Cruz a 25 de Março de 2007 às 00:05
Obrigado pelo elogio, mas talvez não mereça...
Olha lá ó Sex Machine , estás-me a deixar curioso, de que lugar és do CANDO ? Do fundo do "Povo " do "Cruzeiro", do "Largo do Torrão", da Bouça, ou já da "Estrada para Valdanta "...
Admiro a tua forma de te expressares, já deu para ver que também não te esqueceste da terrinha e também tens cá muitas «raízes », no "quintal", nas "árvores" e algumas talvez a segurar a "casinha"...

Um abraço!


De SexMachine a 25 de Março de 2007 às 18:44

Ó Crus, tu talbes inda num foçes nassido cando eu bibi nu Cando.

num te debes alambrar de min, nem te debes alambrar da mostranssa du nalguêdo.
inda debo ter muintas raises pur ai e talbes inda tenha un filho.
travalhei muinto, cumo un moiro.
fis muintos biscatos pra muinta jente ai da terra. fasia de tudo, rossar boiças, pudar, inxertar, bindimar, cegadas, pelantrar coubes e até apanhar cicharros, sanchos e cardielas.
tinha era caber era bo binho.
Tamem ia hás mossas e abias bouas por ai, bos nalguêdos, mas as milhores ja tinham ome.
alambrome duma qe tinha u o ome nu istranjeiro, mas num bou comtar, fica pra oitra ocaziam.

um abrasso crus

Niu Bedford - March 2007


De A.Cruz a 26 de Março de 2007 às 17:57
Ó Sex Machine dá lá mais pormenores, para ver se fico com a ideia de quem és ? Eu assim não chego lá...
Eu morei na Granjinha, mas quando era rapazola também ía para Valecerdeira, vergar a mola lá para a vinha que o meu pai lá tem...Mas não me lembro de ver a tal «mostanssa do nalguêdo»
Olha que o vinho ainda é bom tem para aí 18º, parece carne, comemos um casco de cebola e um naco de pão e dois cópitos do vinho de Valecerdeira e ficamos como ó aço...até te cura o reumático!
Quando fizeres a visita avisa e combinamos, aí com os bloguistas uma BUBADEIRA....

Um abraço!!
P.S Desculpa estar a tratar-te por tu, pois não sei quem és, se não devo, avisa. Mas se és da freguesia és concerteza "Bo" rapaz!!!


De Rei dos Espinafres a 26 de Março de 2007 às 19:59
Contem comigo para essa "BUBADEIRA".
Sex gostava muito de beber um copo contigo, "catano".


De SexMachine a 24 de Março de 2007 às 17:55

Jota fiqei muinto imussionado ó ber mezmo lonje da terra inda há qem deia atemssão ós mais belhos.
muinto óbrigado jota pureste portoganismo, é muito kind da tua parte.

agradesso o conbite e de boua bontade asseitaba bober um copo en todas eças adegas, talbez pro ano asseite.

çó num axei ben teres contado eça minha confozão das photos purqe naum abia nessecidade de qe todos se riam de mim.

eu tinha alguma falta de geito mas inda fis a sigunda clace, a profeçora era má comáfome. depois inda estudei aqi mas era amaricano e portugues.

çaves jota, na minha familia çempre tiberamus o nariz muinto conprido, a minha namurada purfin inda me apardoou.

muinto ovrigado jota e um abrasso

Niu Bedford - March 2007


De J. Pereira a 24 de Março de 2007 às 23:24
Parabéns Sex. Adorei a sua reação à estória que lhe dediquei. Acredite que foi um prazer. Tinha esta estória reservada para outro valdantino mas num sonho noturno pensei: - O Sex é que deve ser o rapaz do retrato cortado ao meio. Continue a dar-nos o prazer das suas visitas que se pudermos ainda lhe inventamos outras estórias.
Tenho a certeza que a sua professora não foi a minha porque senão não dava tanto erro. Pergunte ao Verdilhão, porque se não aprendeu a ler aprendeu a levar no focinho.
Um abraço
Zé Pereira.


De J. Pereira a 25 de Março de 2007 às 22:20
Meu amigo Sex Machine diz-me por onde tens andado, pelo que escreveste neste comentário, conhecemo-nos muito bem um ao outro. És de facto mais velho do que eu mas tivemos várias histórias em comum. Sobre os assuntos particulares não vamos falar aqui, manda-me o teu endereço electrónico que eu comunico contigo e digo-te exatamente quem eu penso que és. Se estiver certo, tudo bem, se não, fico contente na mesma porque ganhei um amigo.


De rspereira a 26 de Março de 2007 às 07:56
Boa ,gostei propio da historia eu ja a tinha ouvido contar ao meu abuelo quando andavamos no monte com as ovelhas,mas o personagem era outro ele falava do Planeta que era o sobrinho dele .sexmachine quero pedir desculpa pelo modo como lhe respondi no outro dia mas foi so uma brincadeira inocente desta vez vou ser sincera e vou dizer quem sou:.Sou a filha mais nova da Amelia do ti alfaiate e do Domingos Pitolho nao sei se me conhece penso que sim e se for este verao a terra terei muito gosto de lhe ofrecer um copo ou mais na adega do meu pai na rua do cu tapado em valdanta esta combinado? Rosita....


De SexMachine a 28 de Março de 2007 às 01:32

olá Rozita, eu gustaba de ber era un cu óleu, neim çabia qim baldanta abia un cu tapado.

alambro-me bem do teu abô (abuelo) inté tinha uma óbelha malhada.
intaum u teu oitro abô alfaiate inté mefez u fato qinda tenho práli.
asseito u conbite Rozita, çe for aí inda bamos damssar nu 4th August dia de saum domingus e nu 15th August nu Cando su romático medexar.
inda qero ber cu muaqilo istá, ja num debo cunhesser ninguem do me tampo...

Niu Bedford - March 2007


De Lai Cruz a 24 de Março de 2007 às 23:45

Parabéns Zé!!!

O teu Blog é conhecido internacionalmente.
A partir de agora vou aconselhar a quem se quiser rir a partir que venha consultar o teu blog pois o nosso conterrâneo demonstra ser bastante inteligente e um bom contador de histórias.
Deixo aqui a minha sugestão: se quiserem mais uma adega podem contar com a adega do Quim Morilho.
Ainda não percebi bem como foi a história da "mostranssa do queijo".
Não queres esclarecer isso?



De Sem Nome a 25 de Março de 2007 às 17:22

Finalmente apareceu alguém o "Sex" para animar este Blog.
Já começava sentir-me entediado de tanto elogio em causa própria.
E depois tanta presunção literária ...
Chegou este "ome" e o blog começou a despertar outra atenção, ganhou outro ânimo.
A veracidade das "istórias" poderá ser discutível mas...

Força SexMachine


De J. Pereira a 25 de Março de 2007 às 19:55
Meu caro Intruso. Aqui a porta está aberta a toda a gente, tanto me faz que sejam letrados ou não, a única coisa que peço às pessoas é que sejam honestas e que amem a nossa terra. Em Valdanta há capadores, doutores, engenheiros, segadores, pescadores, caçadores e outros aldrabões.
Para participar neste blog e dizer aquilo que lhe vai na alma não é necessário esconder-se atrás do anonimato para dizer o que sente, basta tirar o chapéu dos olhos e olhar em frente. Por mim faço questão de dizer quem sou, o que faço,onde nasci, onde moro e tudo o que sinto. Acho que tenho um passado de que me posso orgulhar por isso não vou escondê-lo agora. Faço um desafio ao meu amigo, se é que o posso tratar assim, arranje um Blog sobre Valdanta, porque eu, sem receio nenhum apareço por lá todos os dias a dar-lhe o meu apoio com tédio ou sem tédio, elogiarei o que for de elogiar e criticarei o que tiver que criticar.
Quanto ao SexMachine, posso afirmar que não sei se a forma de escrever dele é o que sabe ou se está a brincar com a malta. De qualquer das maneiras orgulho-me de ter comentaristas no meu blog do calibre dele. Obrigado pelo tempo que perdeu a ler este comentário , mas é para si "Intruso"


De Em Tedy Há-de Oh! a 31 de Março de 2007 às 23:48
Sr. Pereira, então o sr. «faz» um blog para o sr. e os seus amigos o encharcarem de «elogios em causa própria» e inundarem de «presunção literária» [que duas Grandes "tiradas" retóricas!], e «afogar de TÉDIO» o sr. Intruso?!?!?!
Isso não se faz!!!
O seu Blog só se «safa» com os (inegáveis) contributos do SexMachine e, MUITO ESPECIALMENTE, com os do sr. Intruso. Deste seu distinto e crítico «pensionista», o sr. Intruso, é que o seu Blog se tem alimentado abundantemente - então não se está mesmo a ver?!
Ora poste lá um «post» do douto e altaneiro sr. Intruso.
Mas a preceito e a condizer com a altura das comendas e "curicula" intelectuais, culturais, académicas, populares, artísticas, científicas, profissionais, desportivas, políticas, religiosas, enfim, históricas do "ENTEDIADO" sr. Intruso!
É que isso de ter um «Chefe» como criado tem muito que se lhe diga!


De Joker a 1 de Abril de 2007 às 00:26
Gosto mais de ouvir o SexMachine do que certas pessoas...

Anda Sex "bota" das tuas!!!


De Um dia...Há-de Ah! a 1 de Abril de 2007 às 11:07
A inveja é a singular característica dos portuguesinhos pequenos, arrogantes, pouco inteligentes, sem carácter, mesquinhos, pobres de espírito, autistas, parolos, néscios, ainda uma infindável de características pouco abonatórias.

É pena pois esta gente por mais que tente não consegue disfarçar o mau carácter ou a sua frustração de ter algo... mais na TESTA!!!

Divertem-se a dizer mal, tanto neste com em outros blogs de Chaves de algo que os inferioriza ou então porque ninguém lhes liga !

Não estou de alguma forma a defender o Sr. J.Pereira , pois nem sequer o conheço pessoalmente nem ele precisa de defesa de ninguém, mas só comentei as palavras do sr . tedy há-de oh! e o sr . entediado, porque sou Valdantano e sinto-me ofendido por um palhaço qualquer lhe apetecer dizer baboseiras só porque sim ou porque lhe falta algum título ou comenda...ou porque tem o desejo de chefiar...!
Esta Terra está cheia de «pequenos» homens...

Sempre ao dispor .
Um Dia...


De Marco Horacio a 2 de Abril de 2007 às 14:09
paciencia nao significa humilhar-se....significa resistir...


De Um dia Há-de Ah! a 8 de Abril de 2007 às 22:14
As palavras seguintes, destinam-se a completar o comentário anterior, no sentido de vincar que o comentário vai inteirinho para o sr.intruso , com letra pequena, que se enche de tédio quando visita este Blog.

Quanto ao «Em Tedy Há-de OH», felicitá-lo suas pelas palavras e dizer-lhe que o comentário não se dirige a si mas sim ao entediado intruso ... Pois ao reler o seu comentário a "frio" verifiquei que a sua critica é tão venenosa e mordaz ao "tal" intruso que até me parecia o "proprio ", além de ter ficado "cego" com as aleivosias ditas pelo mesmo e por isso o meu erro na interpretação, que agora o ao reler os comentários me apercebi, corrijo com toda a humildade!

Um dia...


De Marco Horácio a 31 de Março de 2007 às 22:26
Ó intruso a tua falta de cultura e ligação às nossas raizes é muito grande.
Pois este blog é um relembrar das nossas "estorias" mais queridas.
Recordar é viver!!!
Quem é de Valdanta, nunca se esquece das suas raizes e das suas gentes...
Um abraço para toda a freguesia de Valdanta


De Sem Nome a 9 de Abril de 2007 às 16:58
Carissimo Marco Horácio,
perante o seu interessante comentário sou levado a concluir que a sua inteligência poderá ser equiparada (com uma pequena margem de erro - 5% usados na engenharia) à perspicácia de um esteio.

cumprimentos


De marco horacio a 10 de Abril de 2007 às 23:58
tudo tem dois lados!!!!


De SexMachine a 11 de Abril de 2007 às 02:04

ó rapás,

tu çó te metes in confuzões.
ce o ome tacha paressido cum isteio, pode num cer mau de todo, é purqe taxa ilegante (num seijas ilegante tamém nas ideias).
tu paresse qe ferbes in pouca auga.
çabes o que te fasia bem, umas oras de inxada no meio da boussa.

qeres un comcelho, dize u qe te bai na alma.
Cantas mais azneiras dises mais podes cer currijido.

e digo te mesmo, eu gosto de toubir...


Niu Bedford - April 2007


De Zé Salgueiro a 25 de Março de 2007 às 18:19

Dá-lhe gás SexMachine!!!!


De Quim Roscas a 25 de Março de 2007 às 22:55
Grande SexMachine, dá-lhe com força!
Gostamos de te "oubir"!


De SexMachine a 27 de Março de 2007 às 19:27

inté fiqei cumobido cuestas public demonstrations de amisade.

fiqei mezmo.

o catano da malta hagora qer oubir u rezto da istória.
jota tems qe çer tu a isplicar a estez friends a istória do nalguêdo, qe tu éqe iscrebes ben.
tems mais geito duq eu praisto.

avrassos pratodos.

Niu Bedford - March 2007


De J. Pereira a 27 de Março de 2007 às 23:34
Mais uma vez expresso aqui a minha gratidão ao SexMachine pelo entisiasmo que está a dar ao nosso Blog. Digo "nosso", porque quando naquele dia de S. Domingos do ano passado tomei a iniciativa de fazer o blog de Valdanta pensava precisamente em todas as pessoas da nossa terra , mas mais naquelas que estando fora nos iriam dar uma ajuda e contribuição na divulgação da nossa maneira de ser e estar na vida. Espero que continue e que mais Sex's apareçam para nos ajudar nesta caminhada. Obrigado e conto sempre consigo.
Uma abraço do
Zé d'Arminda


De Granjinha a 28 de Março de 2007 às 09:50
Ó "catano", o Sex é que tem que contar a estória, fica bem contada com a mistura do "amaricano" com o "prétoguês macarrrónico "e com o calão Valdantano...

Um abraço de um "Granjinadino"!


De Granjinha a 31 de Março de 2007 às 17:48
Já sinto a falta do do "nosso" amigo SexMachine !!! Será que Já vens a caminho...
Ainda conseguiste um lugarzito no avião ?
Se vieres passar a Páscoa ao « Cando » avisa para combinarmos uma BUBADEIRA " e uma visita a terras de Bal ...Cerdeira par te recordares dos belos tempos ?
Vai dando notícias que gente sente a tua falta!

Um abraço


De Marco Horácio a 31 de Março de 2007 às 22:03
Ó Granjinha também quero ir a essa BUBADEIRA.
Agradecia que mandasses a morada da Adega. É que agora tenho um GPS Top de Gama.
Assim não me perco nem à entrada nem à saída....


De Sem Nome a 2 de Abril de 2007 às 13:08
Essa bobedeira podia ser na barragem isto é se o nosso amigo sexmachine for ai no verao é que assim via que os queijos de valcerdeira agora passaram pro salgueiro e valdardaes que acham da ideia?


De Zé Roscas a 3 de Abril de 2007 às 18:34
Sex diz o que te vai na alma... volta, estamos à tua espera. Não desistas dos teus comentários.
És um grande HOMEM!!!


Comentar post

J. Pereira
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


O Tempo em Valdanta
blog-logo
Flavienses TT
Visitas
posts recentes

Uma Matança em Valdanta

Mais reis

Os Reis de 2013 cantados ...

S. Domingos

Cantos da minha paixão

O Folar de Chaves

Neblina até Curalha

Grupo AMIZADE

CALDO DO POTE (para o Nov...

Boas Festas

O Cando com Encanto

Valdanta está em festa

Festa de S. Domingos - Pr...

Um amigo está doente

“Maldição de S. CAETANO(?...

Xinder

Princípio do Fim

Brincadeiras

UMA PÁSCOA EM TEMPO DE CR...

Missa de 7.º Dia

Recantos da minha Terra

Geração à Rasca

Valdantenses por outras p...

A Primavera vem aí

S. Domingos 2011

Amendoeiras em Flor

Reflexos

Tive Sorte

Recantos

Beleza de Valdanta e do M...

Esclarecimento

O recreio da minha escola

Um bom serão

Torneio de FUTSAL

Os Reis

Hoje é dia de Reis

Feliz 2011

Feliz Natal

Matança do Reco na ABOBEL...

O Blero

G. D. de Chaves (anos 50)

4.º Aniversário do Blog

S. Domingos - Resumo da s...

Ovelheiro

Igreja da Abobeleira

Nadir Afonso - Doutor Hon...

Encontro dos Bloguistas d...

Recanto de Valdanta

A D. Maria Isabel faleceu

É preciso ir aos treinos

arquivo

Março 2013

Janeiro 2013

Agosto 2012

Maio 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006