Imagens, Comentários e Estórias de Valdanta (Chaves) e das suas gentes. O meu endereço é "pereira.mos@sapo.pt"
Domingo, 4 de Fevereiro de 2007
Futebol de Primeira

Eu sempre disse que os rapazes de Valdanta são dotados futebolisticamente, e a fama já vem de longe.

Apresento-vos aqui uma equipa do início dos anos 50 que deu que falar com os resultados obtidos.

Conheci-os a todos e até joguei com quase todos mas não vou publicar agora os seus nomes, fico à espera dos vossos comentários. E já agora também espero pelo resultado do jogo e com quem jogaram.

 

 

Formação da Equipa

Não é fácil decifrar estes craques, embora alguns estejam ainda bem parecidos. O equipamento era azul claro (à Belenenses, com cruz de Cristo e tudo). Vamos então ao conteúdo: - De pé (Esrq.ª - D.ª) "João Mesquita (Esmorna), Quim Mesquita, Artur Parada, Narciso, Tantolina, Eliseu e Manuel Márcio (Treinador). Em baixo, pelo mesma ordem: - Pereira, Pitolho, Planeta (também jogador do Atlético ou do Flávia), Quim Patas e Manuel Valdegas.

 



publicado por J. Pereira às 23:27
link do post | comentar | favorito

42 comentários:
De A.Cruz a 4 de Fevereiro de 2007 às 23:54
O terceiro de pé a contar da esquerda talvez o "Quim das Chardas" ou "Quim da Granja", que era de Valdanta e em baixo o primeiro da esquerda talvez o "Amândio Barreira" ou um dos Barreiras !.....o resto do pessoal talvez Tupamaro dê umas dicas e quem sabe o resultado !!!

Um Abraço


De J. Pereira a 5 de Fevereiro de 2007 às 09:26
Não é o Quim mas um irmão, o Artur


De vale-de-anta a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:11
Que foto espectacular. O primeiro da esquerda dos que estão em baixo tem de ser o Amândio pois faz lembrar o filho mais velho, o Luís. Os restantes ainda não consegui identificar...


De vale-de-anta a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:15
O de camisola às riscas que está em pé parece-me o Quim da "Biscouta"...


De vale-de-anta a 5 de Fevereiro de 2007 às 14:21
O quarto a contar da esquerda em baixo é o pai do Quim do Cando que andou comigo na escola. Pelo menos é muito parecido com o filho. Não sei o nome do senhor pois só o conheço pela alcunha...


De J. Pereira a 5 de Fevereiro de 2007 às 15:32
Então e não conheces mais nenhum, pois só acertaste neste. Era o equipamento de guarda-redes.
Há pelo menos dois que ainda moram em Valdanta e há 1 grupo de 3 irmãos e 2 grupos de 2. Um dos que moram em Valdanta está com era, não mudou quase nada a não a velhice.


De vale-de-anta a 5 de Fevereiro de 2007 às 17:34
Já tinha ouvido falar muito bem destes excelentes jogadores, principalmente do meu tio Esmorna, Narciso, Quim da Biscouta, Tantolina e Pitolho. Não sabia que o Quim da Biscouta era guarda-redes.
Tenho pena que alguns eles não tenham acesso à internet pois iriam gostar de ver esta foto.

Jorge Romão


De J. Pereira a 5 de Fevereiro de 2007 às 22:58
Em Valdanta, suponho que estão o Pitolho, o Narciso, o Artur, e não sei que é feito do Esmorna e do Quim. O irmão deles o Planeta acho que faleceu no Brasil. O Pereira também não sei onde vive.


De vale-de-anta a 6 de Fevereiro de 2007 às 00:04
O meu tio Esmorna ainda vive em Valdanta e o Quim da Biscouta também. Mora ao pé do campo de futebol.


De J. Pereira a 6 de Fevereiro de 2007 às 00:50
O Patas acho que também já morreu. A casa do Quim ainda se vê na fotografia. E os filhos da tia Rosa Valdegas? Sabeis deles?


De A.Cruz a 6 de Fevereiro de 2007 às 09:29
O Pereira não se Chama Jerónimo,? Irmão do "Barroco do Cando? Se é ele está no Brasil...


De J. Pereira a 6 de Fevereiro de 2007 às 09:34
O Pereira é filho do senhor Victor que morava ao lado do campo mesmo no cimo da rua do Padre. Não aei qual é o primeiro nome dele, casou com a Júlia do Picholeto.


De J. Pereira a 27 de Janeiro de 2011 às 21:23
Recebi, há instantes, um telefonema a esclarecer que o Planeta ainda está vivo e de boa saúde no Canadá onde vive com a filha Glória e não no Brasil para onde emigrou nos anos 50 do século passado.
É com grande satisfação que recebo esta notícia e peço-lhe desculpa por tê-lo julgado falecido, pois desde que partiu de Valdanta quando eu era miúdo, nunca mais tinha ouvido falar dele.
Quero cumprimentá-lo com carinho e amizade e desejar-lhe muitos anos de vida e boa saúde. Cumprimento também a família e, já agora, condidá-los a aparecer por aqui com a sua participação e comentários.
Um abraço para o Planeta.


De Tupamaro a 5 de Fevereiro de 2007 às 23:51
Depois desta foto, depois destes comentários, eis um bom pretexto para, nas «modernas Tabernas»; à saída da missa; - naqueles encontros casuais no Cruzeiro da Abobeleira, - no Largo de S. Domingos, em Valdanta (Que falta faz a Taberna do Zé!), - no Largo ou no Coreto do Cando, - ou no Largo do "Carvalho" ou da Capela, na Granjinha - se começar a falar na tal e TAL Associação Recreativa e Cultural de VALDANTA. Os deste lado da distância - Bloguistas (J.Pereira e J.Romão); ilustres patriciatos «patriciotas», tais como A. Cruz, Granjinha, Marcelo Barreira, redsox69, Afrânio Chaves, um tal D.J. (que anda por aqui a mirar, mas não se manifesta, e parece que vai a Pereira!), Capicua; “”as raparigas de VALDANTA””, [ou agora não as há?!], e outros conterrâneos e amigos, por certo, também se disporão a participar.
O que dizem, ou têm a dizer, os desse lado, os que aí estão?
Tupamaro


De J. Pereira a 6 de Fevereiro de 2007 às 00:53
Amigo Tupamaro e restantes amigos de Valdanta vamos em frente com a Associação Cultural abragendo toda a freguesia. Fica a ideia, mas o primeiro passo deverá ser dado pelos residentes. Vamos a isso!...


De cmpsantos a 7 de Fevereiro de 2007 às 02:55
Até que estão bem na fotografia os nossos antigos craques.
O meu pai parece que tinha visto lobo nesse dia!!!
Ainda tive algumas dicas de alguns que estão na foto, principalmente do meu primo Quim, que quando regressou até se chatiava quando não podia jogar.


De Marcelo Barreira a 9 de Fevereiro de 2007 às 11:25
É uma excelente idéia que deve ser levada a serio, podes contar comigo, colaborarei na medida do possível.


De broncasdocamilo a 7 de Fevereiro de 2007 às 22:28
Pereira, estás sempre a surpreender-me!
Então apresentas este monumental documento fotográfico dos anos 50 e, para cúmulo das surpresas... dizes que o Tantolino é o... "Furriel Barrigas" que eu conheci na E.A.M.A. em 1966???
Ó Pereira, és o máximo!
Fui logo confirmar a foto e, de facto, é ele mesmo!...
Lá me veio à memória um sem números de coisas lindas, passadas naquela célebre recruta.
É o passado sempre presente!!!
Recordar é viver, Pereira!
...........
Agora, a brincar...
Não me lembro dos outros em nenhuma das célebres equipas europeias.
O que não teria sido o Real Madrid,o Barcelona, o San Lourenço de Almagro, o Bétis de Sevilha ou o Trinidad e Tobago, se lá tivesses uma mão cheia destes jogadores...
Sim... quantos campeonatos (inter musculares) não teria ganho o Saint Ettiene, só com dois ou três destes artistas da bola.
Disse artistas? Eu queria dizer magos...
E quantos títulos europeus não teria ganho o Ajax ou o Badajóz... com o senhor Manuel Márcio a treinador principal?
E quantas botas no pipo, perdão, de ouro, teriam ganho?!!!
Brincas, não???

www.broncasdocamilo.blogspot.com


De J. Pereira a 7 de Fevereiro de 2007 às 22:48
Ó Camilo
Não penses que estes craques só jogaram na santa terrinha, não. O Tantolina deve ter dado cartas lá por Nova Lisboa, porque era um defesa "dos de certo". O irmão dele o Narciso jogou no Peñaro de Montevideo. O Pitolho jogou no Nacional de Montevideo. O Planeta, além de ter jogado num dos principais clubes de Chaves, não sei se foi o Atlético ou o Flávia, jogou no Vasco da Gama do Rio de Janeiro. O Quim Mesquita, aquele que tu vês ali com uma camisola de guarda-redes às riscas e que parece que nem pão come era um defesa central a sério e também jogou num club brasileiro. Eram de facto todos jogadores de primeira ou o que é que tu pensas? Um abraço para ti e como vês há pessoal de todo o lado que passou pela EAMA.


De Marcelo Barreira a 8 de Fevereiro de 2007 às 19:31
É amigo Pereira de fato o meu tio o Planeta jogava muito bem, assim diz a minha mãe e meu tio Quim também e chegaram mesmo a jogar em um time aqui no Brasil que não me recordo agora. Quanto ao primeiro agaixado tenho que perguntar ao meu pai se é ele ou meu tio Amandio pois a semelhança entre os dois é gigantesca. Belíssima fotografia... Parabéns!!!!


De broncasdocamilo a 7 de Fevereiro de 2007 às 22:35
Sabes, Pereira, foi pena, naquele tempo, não ter aparecido por Valdanta, um tipo chamado Luís Filipe Vieira, com a mania de vendedor de... KITES!!!
www.broncasdocamilo.blogspot.com


De J. Pereira a 7 de Fevereiro de 2007 às 22:51
Em Valdanta não há, nem nunca houve disso. Aquilo era o que de melhor a terra tinha. Quando vieres a Macedo vê como é que é. Ou tu não sabes com quantos paus se faz uma canoa


De vale-de-anta a 8 de Fevereiro de 2007 às 01:00
Valdanta sempre teve bons jogadores e ainda tem. O futebol corre-nos nas veias. As restantes aldeias sempre nos tentaram ganhar, mas na maioria dos jogos saíram derrotadas. Viva Vale-de-anta.

Jorge Romão


De J. Pereira a 8 de Fevereiro de 2007 às 01:20
Não se já o fiz antes, mas vou apresentar o Broncas do Camilo ou, simplesmente Camilo.
O Camilo é um amigo meu que conheci quando prestávamos o serviço militar em Nova Lisboa na EAMA (Escola de Aplicação Militar de Angola), onde estava também, mas como profissional o André Barrigas (Tantolina), que para nós era o Furriel Barrigas e que tinha muita estária no curriculum.
O Camilo é um humorísta nato, desenhador com quem fiz alguns bonecos, para revistas de humor. É especialista em Mal-dizer. Tem um blog que é "broncasdocamilo" e já publicou algumas revistas desta especialidade. Eu pedi-lhe para não comentar as estórias do Tantolina (furriel Barrigas), porque esse capítulo está reservado para mim e fica à espera que vá a Oeiras para conversarmos pessoalmente. Um abraço para o Camilo e vai aparndo por aqui


De cmpsantos a 8 de Fevereiro de 2007 às 22:39
Espero que quando se der esse encontro em Oeiras eu também possa estar presente! A não ser que se queiram encontrar em Cascais, a porta esta sempre aberta. Um abraço Chefe!!!


De Marcelo Barreira a 9 de Fevereiro de 2007 às 11:18
Esta fotografia para mim é praticamente um àlbum de família, nesta fotografia tem nada mais nada menos que quatro tios meus.
Obrigado Pereira, meus pais ficaram emocionadíssimos com essa fotografia e reconheceram todos que nela estão.


De J. Pereira a 9 de Fevereiro de 2007 às 15:00
Amigo Marcelo
De facto esta fotografia é, quase, um album da sua família, mas o primeiro agachado não é da vossa família, é um filho do sr. Victor Pereira que morava mesmo por trás do campo de futebol ao cimo da rua do padre. Dos Barreiras não está aqui ninguém. São 3 filhos da Biscouta, seus tios (João, Quim e Planeta), 2 filhos do Picholeto (Narciso e Tantolina), 2 filhos da tia Rosa Valdegas (Eliseu e Manuel), 1 filho do ti Rufino (Patas), 1 do Avoelo (Pitolho), 1 do sr. Victor (Pereira) e 1 do ti Aníbal Parada (Artur). Esta informação é especialmente para os seus pais porque será a partir dos antepassados que conhecerão melhor os craques. Um abraço.


De Vitor a 10 de Fevereiro de 2007 às 19:25
Viva Valdanta...
o meu avo tambm faz parte dos craques dos anos 50..eheheh..
nao tenho tido muito tempo para vir por aqui mas vou prometer que vou passar aqui mais vezes...
estou muito contente por saber que este blog ta a ter sucesso, e desejo as maiores felicidades para ele e para ti padrinho!!!
fica bem e um abraço


De rosa a 11 de Fevereiro de 2007 às 09:54
o pitolho jogou no nacional de montevideomas que eu me lembre o narcisonunca esteve em uruguai,
quemesteve foi o quim da biscouta que e primo do pitolho


De J. Pereira a 11 de Fevereiro de 2007 às 19:58
É verdade. O Narciso esteve no Brasil e jogou no Vasco da Gama, por isso é que o equipamento antigo de Valdanta era igual ao desse club brasileiro. Suponho que quando foi tirada esta fotografia, o Narciso já tinha passado por essa experiência. Acho que ele esteve no Brasil de 1945 a 1949. Não tenho a certeza mas acho que estou certo e espero confirmação de alguém. Foi preciso aparecer uma mulher para por alguma ordem no contexto.


De Curioso a 11 de Fevereiro de 2007 às 23:30
Oh! E as Mulheres fazem tanta falta!
Curioso


De rosa a 11 de Fevereiro de 2007 às 23:33
ola ptmo tudo bem? estou muito contente pelo teu gesto fnalmente alguem que pensa a nossa terrinha


De s.pereira a 15 de Fevereiro de 2007 às 10:50
Eu pergunte4 ao meu pai com quem jogaram no da da foto ele disse que foi com o calvao mas o resultado nao o recorda,contou tambem que chegavam a andar quilometros e quilometros a pé pra jogar ä bola ou futebol como lhe queram chamar... naquele tempo sim que tinham amor ä camisola.



De lontra mandona a 25 de Fevereiro de 2007 às 21:45
è com muita alegria que vejo a nossa querida terrinha na net e esta fotografia que tem um lugar de destacque em casa dos meus pais parabens pelo blog lontra mandona


De J. Pereira a 27 de Fevereiro de 2007 às 16:58
Ó Laila gostei do nome. Lontra mandona. Estás mais Lontra ou mais Mandona? Quem te baptizou? Cumprimentos para vocês todos.


De J. Pereira a 27 de Fevereiro de 2007 às 16:58
Ó Laila gostei do nome. Lontra mandona. Estás mais Lontra ou mais Mandona? Quem te baptizou? Cumprimentos para vocês todos.


De rosa a 28 de Fevereiro de 2007 às 07:33
Deve ser as duas coisas mas realmente so podiam ser os filhos a escolher o nome nao fosse ela chefe de escoteiros ola mana nao te zangues e ate os anos do pai se Deus quiser beijos pra ti Ze e pra Ana que tudo corra bem


De lontra mandona a 4 de Março de 2007 às 16:23
por acaso não foram os meus filhos se fossem eles ainda era mais soft
bj laila


De lontra mandona a 4 de Março de 2007 às 16:20
ola ze e restante familia o nome ou totem foi com o qual os «meus meninos» dos escuteiros me deram numa viagem até santiago de compostela mas estou menos lontra e mais mandona
bj para todos
laila


De cmpsantos a 5 de Março de 2007 às 23:48
Essa viagem não foi a pé? ou foi? Porque assim talvez ficasses mais elegante!
Mas olha não queseres fazer umas preparações comigo, ainda hoje à tarde fiz um treino de trinta Km em 2h30, que tal esta o pessoal?
à dias não te respondi mas disse ao Miguel e a Júlia que tu tinhas mandado beijinhos e eles retribuiram assim como para todos os Bloguistas (Pereiras ) enão só!
Carlos


De cmpsantos a 5 de Março de 2007 às 23:50
Essa viagem não foi a pé? ou foi? Porque assim talvez ficasses mais elegante!
Mas olha não queres fazer umas preparações comigo, ainda hoje à tarde fiz um treino de trinta Km em 2h30, que tal esta o pessoal?
À dias não te respondi mas disse ao Miguel e a Júlia que tu tinhas mandado beijinhos e eles retribuiram assim como para todos os Bloguistas (Pereiras ) enão só!
Carlos


De rspereira a 8 de Março de 2007 às 10:44
Boa mano quando for ai de ferias eu vou contigo (aldra) .Tens andado um pouco fugido deve ser dos treinos que fazes .Beijinhos para o novo rebento epara todos em especial para ti e para a Sonia


Comentar post

J. Pereira
Março 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


O Tempo em Valdanta
blog-logo
Flavienses TT
Visitas
posts recentes

Uma Matança em Valdanta

Mais reis

Os Reis de 2013 cantados ...

S. Domingos

Cantos da minha paixão

O Folar de Chaves

Neblina até Curalha

Grupo AMIZADE

CALDO DO POTE (para o Nov...

Boas Festas

O Cando com Encanto

Valdanta está em festa

Festa de S. Domingos - Pr...

Um amigo está doente

“Maldição de S. CAETANO(?...

Xinder

Princípio do Fim

Brincadeiras

UMA PÁSCOA EM TEMPO DE CR...

Missa de 7.º Dia

Recantos da minha Terra

Geração à Rasca

Valdantenses por outras p...

A Primavera vem aí

S. Domingos 2011

Amendoeiras em Flor

Reflexos

Tive Sorte

Recantos

Beleza de Valdanta e do M...

Esclarecimento

O recreio da minha escola

Um bom serão

Torneio de FUTSAL

Os Reis

Hoje é dia de Reis

Feliz 2011

Feliz Natal

Matança do Reco na ABOBEL...

O Blero

G. D. de Chaves (anos 50)

4.º Aniversário do Blog

S. Domingos - Resumo da s...

Ovelheiro

Igreja da Abobeleira

Nadir Afonso - Doutor Hon...

Encontro dos Bloguistas d...

Recanto de Valdanta

A D. Maria Isabel faleceu

É preciso ir aos treinos

arquivo

Março 2013

Janeiro 2013

Agosto 2012

Maio 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006